Páginas

16 março, 2012

Que componentes da fórmula devem ser evitados

Segue a lista negra de componentes a serem evitados em cosméticos.  Está basseada nos potenciais riscos à saude, como tóxico para rins, figado ou pulmões, alergias,  infertilidade, câncer.

 O nível de danos à saude baseia-se no EWG, cada ingrediente nocivo tem a pontuação do sistema, conforme esquema abaixo:



Notas verdes significam seguros, laranjas precisa cautela e vermelhas, riscos graves. Aqui estão listados componentes com notas de risco 3 a 10.
Para entender melhor o EWG clica aqui.

  •  BHT (BUTYLATED HIDROXYTOLUENE)
[EWG ranking 6  aqui]
Composto orgânico lipossoluvel, produzido a partir do Cresol e do Isobutileno, um antioxidante usado como aditivo alimentar e conservantes para remédios e cosméticos. Suspeita-se de causar câncer. Foi banido no Japão em 1958 e em outros países como Romênia, Suécia e Australia e nos EUA foi banido de alimentos infantis.


  • COAL TAR 
[EWG ranking 10 aqui]
um conhecido agente cancerígeno proibida na UE, mas ainda usado nos Usa e Brasil.Usado em tratamentos de pele seca, em anti-piolhos e xampus anti-caspa, também listada como uma cor mais o número, ou seja, FD & C Red No. 6.

  • CLORETO DE STEARALKONIUM (STEARALKONIUM CHLORIDE)
[EWG ranking 4 aqui]
Combinado de amônio quaternário encontrado em  cremes e condicionadores de cabelo . Foi criado pela indústria de tecidos como amaciante, e é usado por ser mais barato e fácil de usar em produtos capilares do que óleos essenciais e proteínas, que são benéficos para o cabelo.
Amônio já diz tudo- é toxico e por assim ser pode provocar reações alérgicas.

  •  CORANTES SINTÉTICOS 
[EWG ranking aqui]
São usados para dar um aspecto atraente aos cosméticos. Normalmente se apresentam como FD&C ou D&C , e acompanhados por uma cor e um número. Exemplo: FD&C Laranja n.4 / D&C Lilás n.5 CI + 5 numeros - podem ser cancerígenos.
São encontrados naquele hidratante de cor linda ou na sua tintura de cabelo.

  • DMDM HYDANTOIN
[EWG ranking 7 aqui]
É um conservante  que libera formaldeído, potencial cancerigeno conhecido. Há isco de alergia de contato, e há estudos ligando o formol ao risco de leucemia

  • DEITANOLAMINA (DEA), TRIETANOLAMINA (TEA)
[EWG ranking DEA  10 aqui | TEA 5 aqui ]
São usados como emulsionantes ou espumantes nos cosméticos. Podem causar alergia, ressecamento de pele e cabelos, irritação nos olhos . São compostos de amônia. Se usados por frequentemente o organismo vai absorvendo e você acaba... intoxicada!

  •  DIAZOLIDINIL UREA, IMIDAZOLIDINYL UREA
 [EWG ranking 6 aqui]
Conservantes muito comuns em cosméticos. Estudos apontam que são uma das principais causas de dermatite de contato. Atendem também pelo nome de Germall e não é um fungicida eficaz, assim precisa ser combinado com outro conservante como os parabenos. Para piorar ainda mais a situação Germall libera formaldeído, que já sabemos que pode ser tóxico.

  • ETANOLAMINAS (ETA OU MEA)
[EWG ranking 6 aqui]
Líquido tóxico e corrosivo, são usados frequentemente para ajustar o pH ou viscosidade dos produtos. Embora correspondam a menor porcentagem de uma fórmula, provocam instabilidade no produto e podem causar alergias e irritações na pele

  • FRAGRÂNCIAS SINTÉTICAS 
[EWG ranking 8 aqui]
Este composto pode ter até 4000 ingredientes. Não há como saber quais são estes químicos, já que no rótulo diz simplesmente "fragrância". E estes podem causar problemas como dores de cabeça, problemas de pele, respiratórios, vômitos e um sem número de disfunções.

  • FORMALDEHYDE
[EWG rankin 10 aqui]
Potencial cancerigeno e dermoirritante. Encontrado em Produtos para unhas, tintura de Cabelo, Adesivos de cílios postiços, Shampoos. Proibida na UE.

  • HYDROQUINONE
[EWG ranking 9 aqui]
Usado como agente clareador e antioxidante, ligado ao câncer e toxicidade reprodutiva. Encontrado em cremes clareadores.

  •  METIL, PROPIL, BUTIL E ETIL PARABENO 
[EWG ranking entre 3 a 7 aqui]
São conservantes, evitam o crescimento de micróbios . Podem causar reações alérgicas. Estudos mostram que podem ser absorvidos pela pele e é um dos componentes mais comuns nos cosméticos embora sejam tóxicos. Também foram encontrados alguns tipos de parabenos em tecidos cancerosos, suspeita-se que podem causar câncer.Saiba mais sobre parabenos aqui.

  •  SÓDIO LAURIL / LAURETH SULFATO (SODIUM LAURYL/LAURETH SULPHATE)
[EWG ranking 3 aqui] 
É o que faz a espuma nos shampoos. Tem propriedade detergente, devido sua ação emulsificante, que remove a gordura da pele, cabelo e até do chão! Encontrados em shampoos, condicionadores e sabometes tanto e barra quanto liquidos.
Pode causar irritação nos olhos, pele e mucosas, além de ser poluente.

  •  PROPILENO GLICOL (PROPYLENE GLYCOL)
[EWG rankin 3 aqui]
Uma glicerina vegetal com alcool de cereais, o que daria o status de natural. No entanto fizeram uma mistura petroquímica sintética que imita a ação umectante do produto natural. Pode causar reações alérgicas, problemas de pele como eczema e urticária. Pode vir escrito como PEG (polietileno glicol) - que é a versão sintética.

  • PETROLATO (PETROLATUM)
[EWG ranking 4 aqui]

Vaselina / parafina

Géleia de petróleo,  óleo mineral usado por sua ação emoliente. Não traz  benefício para a pele e  além de formar uma espécie de "filme", um celofane que impede a pele de se hidratar ou assimilar  os ingredientes benéficos que seu hidratante possa ter. Usado em condicionadores, máscaras capilares, hidratantes, lipbalm.
Usado por seu custo extremamente baixo e ainda Podem estar contaminados com hidrocarbonetos carcinogênicos,além de ser poluente.

  •  TRICLOSAN
[EWG ranking 7 aqui]
É basicamente um pesticida, tóxico e poluente ambiental - muito usado em sabonetes antibactericidas mas também vários produtos. Pode dar problemas no fígado e desregular a tireóide. Estudos têm demonstrado que não é efetivamente filtrado durante o tratamento de água, há traços dele em rios e lagos no mundo todo.

  • PHITALATES
 [EWG ranking: 4 aqui]
 Plastificante proibido nos EUA e na Califórnia em brinquedos para crianças , mas presentes em muitas fragrâncias, perfumes , desodorantes, loções. Vinculada à desregulação endócrina , fígado, rim,danos de pulmão, câncer .

  • POLYETHYLENE GLYCOL
[EWG ranking 3 aqui]
Usado para intensificar a penetração dos ativos cosméticos, seu risco grande é sua contaminação com 1,4 dioxano e óxido de etileno, conhecidos agentes cancerígenos.

  • OXYBENZONE
[EWG ranking 8 aqui
Ingrediente ativo de filtros solares químicos. Acumula nos tecidos gordurosos e está ligada a alergias,  desregulação hormonal, danos celular e baixo peso ao nascer. Encontrado em filtro solar de farmácia e na maioria disponível no mercado convencional.


Aqui tem uma lista negra pra você salvar e consultar sempre que precisar, clica aqui.

PROIBIDA A CÓPIA PARA QUALQUER FIM SEM AUTORIZAÇÃO!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys