Eu amo aromaterapia, devoro livros e todo texto que eu acho útil no Brasil e lá fora. Mas não deixo de ficar triste e revoltada com o rumo que as coisas andam tomando no Brasil...
Como nas dezenas de textos publicados em blogs e sites, tirando toda a seriedade e respeito que o assunto mereça, a gota d'agua foi este aqui, dizendo que os óleos essenciais podem ser usados até na aromaterapia (oi?) além do que o titulo diz 'oleos essenciais' mas está falando somente de óleos vegetais, é lamentável ver um texto tão mal escrito!
Estudo há anos o assunto e cada vez mais que aprendo, vejo que faltam detalhes que fazem a diferença na prática e este é um dos motivos pelo qual parei de postar receitas e falar do assunto como se fosse a coisa mais fácil de se fazer em casa sozinha. Ok usar uma gota de lavanda no
traveseiro pra ajudar a dormir, usar eucalipto pra ajudar a respirar melhor a noite... mas uma gota e um óleo só, que não vai fazer estrago em ninguém se usado de vez em quando.
Saber a ação de cada óleo, cada uso, cada contra indicação eu sei - mas o ser humano humano é muito mais complexo que teorias e receitas prontas.
E isso não se aplica a empresas sérias de cosméticos orgânicos por elas terem ciência de onde podem chegar para ser um produto universal que possa ser usado por todos, pra isso se estuda margens de segurança das sinergias.
Sobre dar receitas prontas eu atualmente acho irresponsabilidade, aromaterapia não envolve apenas o efeito dermatológico, envolve efeitos na psiquê e pelo que ando lendo por aí, as receitas estão a um nível 1% a 3% o que é demais a ponto de provocar catarse com isso ou a dar reações dermatológicas mesmo- receitas a essa porcentagem só poderiam ser repassadas por um naturopata ou aromaterapeuta experiente.
E aí você passa a receita de um creminho, de um shampoo de um perfuminho daí leitora te diz que ela teve crise de pânico, teve taquicardia ou ataque epilético e você faz o que? Paga a despesa médica que a moça teve? Vai pagar a terapia pra ela sair da crise de pânico que o óleo essencial trouxe a tona do inconsciente dela?
Me entristece demais e as vezes me revolta ver conteúdos replicados da... internet! Nem nos livros de autores renomados existe 100% de confiabilidade, pois pode ser que o que o autor escreveu na época ele só veio a saber um ano atrás... e é por isso que existem as versões revisadas destes livros -é um aprendizado constante!
Gente pelamordeDeus! A informação tá ali como uma base, mas você estudou as trocentas variáveis dessa receita?! Estudou as possibilidades de dar catarses bombásticas na pessoa?
E por fim, estou vendo com muita tristeza que a maioria das escolas de aromaterapia tem virado comércio... se vocês forem ver os cursos são voltados basicamente nos óleos que comercializam é uma triste realidade na aromaterapia brasileira... e quem quer saber mais faz como eu, compra uma biblioteca!
Informações que deveriam constar no curso não são repassados e ficamos sabendo por outros profissionais, por pessoas com doutorado em Londres - mas não no curso, onde é lá que deveríamos aprender.
Fica aqui registrado a minha indignação...