Páginas

10 março, 2014

A transição dos cosméticos capilares orgânicos

Quando troquei meus produtos capilares para orgânicos (isso já tem cerca de 4 anos)  empaquei feio numa questão: os shampoos orgânicos não funcionavam direito! Não fazia espuma, não limpava, meu  cabelo ficou uma vassoura e fiquei andando de coque por uns três meses (sorte minha que trabalho em home-office e só quem poderia se assustar era meu marido rs...) falando nele, esse era outro que não gostava de shampoo orgânico por não fazer espuma - não aguentei comprei um shampoo com sulfato da Weleda pra ele...



Passado o tempo e o trauma... meu cabelo se adaptou aos shampoos e condicionadores orgânicos e hoje está lindo, tão lindo que levei elogio na pós piscina só usando condicionador orgânico de leave in... e o cabelo do meu marido que era puro frizz se transformou também, está macio, tratado e bem cuidado... o que havia de comum nos dois cabelos que fazia pesar os fios e mesmo com todos os esforços não havia coisa no mundo que fazia os produtos funcionarem?
Marido usava  gel de cabelo todo santo dia, tinha silicone, derivado de petróleo e tudo que é bomba que vocês possam imaginar, tinha lá... e eu caí num greenwash desgraçado achando que o leave in de uma marca era orgânico só por estar escrito no rótulo beeeeeeeeem grande
(alias é bom que esse assunto voltou a pauta, assim quem está começando não se engana, clica aqui pra ler sobre o produto). e tinha: dois silicones e um derivado de petróleo...

Depois de muito desânimo, vontade de tacar o coitado do shampoo orgânico na parede por não funcionar, eis a primeira dica que dou pra quem está começando:

- BANIR PARA TODO SEMPRE SILICONES E DERIVADOS DE PETRÓLEO!

Esse foi o denominador comum que encontrei nos dois cabelos, ainda tinha e muito- derivados de petróleo e silicone nos nossos fios, solução encontrada a curto prazo foi comprar um gel orgânico para o marido, falei aqui e eu usar óleo de coco como leave in.

- O SHAMPOO NÃO FUNCIONA?!

Acerto e ganho que você usou por muito tempo silicones e derivados de petróleo, que impermeabilizam os fios e também não ajudam em nada para os surfactantes suaves dos shampoos naturais e orgânicos e tenho 99,9% de certeza de que são eles que prejudicam o efeito espuma dos produtos naturais (isso observando nossos cabelos ok?) mas então eis que surge alguns truques, não necessariamente nessa ordem mas enfim:

1- aplicar o shampoo fora do chuveiro com um borrifador:
Você não leu errado, é isso mesmo - a lavagem com shampoo orgânico é apenas no couro cabeludo, por isso a técnica deu certo comigo, pode ser uma ajuda, vide aqui.

2- Usar vinagre como pré lavagem
A Mona Lisa da Ewé explicou muito bem como os shampoos saponificados e até mesmo sabonete cold process podem funcionar melhor, vide aqui

3- Usar um shampoo com sulfato por um tempo e depois migrar para um shampoo orgânico de fato
Foi o que aconteceu com marido: retiramos todas as tranqueiras residuais, principalmente, silicones e derivados de petróleo que precisam de literalmente detergente pra tirá-los (lembra que ele usava gel todo santo dia?!) então ele acabou com dois frascos de shampoo Weleda que tem uma fórmula mais light se comparado com o mercado convencional. É como usar um shampoo antiresíduos .

4 - Adicionar um pouco de shampoo convencional ou sabonete liquido Castille 100% natural
A dica do shampoo convencional foi minha mãe quem teve  a ideia quando começou a usar o shampoo color fixation da Surya, sem sulfato e outros sintéticos nocivos.
A dica de utilizar o sabonete liquido (este aquiveio daí, faz bem mais espuma e ajuda na massagem na hora de lavar os cabelos.

5- Usar sabonetes cold process
Também não leu errado, lavar os cabelos com sabonetes cold process, 100% naturais pode ser uma boa ajuda, uma vez que produzem mais espuma e limpam com tanta ou mais eficácia que alguns shampoos orgânicos, eu uso até hoje o sabonete de neem da Sal da Terra e o black soap da  Sachi quando estou com preguiça... mas quando enjoei de ver marido usando shampoo com sulfato que além de tudo polui, comprei vários sabonetes de carvão da Santo sabão e dei pra ele usar como shampoo sólido,se você ver uma fórmula deles é praticamente um sabonete cold process. Funcionou muito bem no cabelo dele.

Preste atenção no tipo do seu sabonete, nós aqui temos fios mistos - mas se você tem de normais a secos vale pesquisar versões mais hidratantes, já que estes são para peles mistas e oleosas.... a vantagem do sabonete é que você terá um produto multifunção, caso não der certo você pode usar no rosto ou no corpo...


- CONDICIONADOR E LEAVE IN, O QUE FAÇO DA VIDA?!

Ambos usamos condicionadores orgânicos desde o inico, porquê isso importa?!
Bom o estrago já está feito, se você usar condicionador com silicone e derivado de petróleo nenhum esforço, nenhum produto orgânico por mais que o fórmula seja sensacional vai funcionar:

1- Silicones e derivados de petróleo não tratam fios
Estes componentes formam apenas uma camada impermeabilizante e brilhante, uma maquiagem como contei aqui, pelo contrária, impende quem trata de agir - são manteigas, óleos vegetais e essenciais ou seja, tudo natural.

2- Não tem leave in bom pra mim no setor orgânico?!
Usa seu condicionador como tal, falei aqui, não pesa nem detona os fios justamente por ser orgânico, o cabelo absorve tudo por conter somente ativos naturais...

3- Umectações ou leave in com óleo vegetal
No inicio da transição eu dormia com uma camada de óleo de coco ou usava como pré shampoo, nos dias em que tinha que ter alguma dignidade capilar funcionava muito bem como leave in puro óleo de argan.
Não tem como citar qual seu cabelo vai ficar feliz, meu cabelo se dá bem com estes e pracaxi puro (*o que ja é outra dica na hr de escolher produtos capilares)- mas se seus fios são finos óleo de coco pesa, então uma boa pesquisada vale a pena antes de adquirir , não existe um óleo universal que todos os tipos de fios se casam com ele para todo sempre, tem gente que se dá bem com abacate ou gergelim por exemplo...  tentativa e erro, se não der certo nos fios, você pode usar como hidratante corporal...

- MEU CABELO ESTÁ UMA PALHA, HELP!!!
Sinto em dizer que isso é uma realidade, o cabelo fica um pandemônio na grande maioria dos casos e você tem que conviver com isso, pois tinha tintura e o uso constante de cosméticos capilares no meu, isso sem contar que tem pessoas com luzes, escovas de tudo que é jeito e sabe-se la quantas quimicas tem nele. Dá vontade de desistir as vezes (como eu quis jogar o shampoo na parede... coitado...), este é seu cabelo em estado real...

Shampoos e condicionadores orgânicos tratam de verdade, então a única coisa a ser feita é sentar e esperar, seguir estas dicas acima, em cerca de dois a três meses seu cabelo está desintoxicado por completo e aí sim os shampoos e condicionadores orgânicos vão trabalhar que é uma beleza, o resultado compensa, pode confiar.

1- Usei condicionador orgânico e o cabelo ficou opaco e sem brilho
Vinagre na saída! Como último enxague, é doador de brilho

2- Umectações, hidratações e máscaras 100% naturais ou orgânicas
Além de usar os óleos vegetais para umectações, para dormir e de pré shampoo, máscaras 100% naturais ou orgânicas são de uma grande valia, uma vez que também podem ser usados como condicionadores ou leave in, vão tratar de forma intensiva e efetiva os fios.

- MEU CABELO ESTÁ MINANDO ÓLEO!

seu cabelo pode estar desintoxicando, soltando todas as tranqueiras que usou antes e fica essa baderna, se for isso, não tem muito o que fazer, afinal ele aguentou litros de silcone e derivado de petroleo e é aquela coisa, pra fazer uma bela de uma faxina, precisa tirar tudo do lugar, limpar  poeira, sujeira...  depois, passar um lustra moveis...  é bem isso o que acontece no cabelo.

Além do mais como os surfactantes são mais suaves, ele não dá conta de tirar a camada de silcone e derivado de petroleo. Só sai daqui uns 2, 3 meses.

Se este for o caso, recomendo lavar os cabelos com sabonete ou então usar bicarbonato - 1 colher de sopa + 2 de agua , que pode variar dependendo da sujeira , aí você que precisa dosar.

Também dá certo usar argila , faça uma pastinha de água + aproximadamente 1 colher de sopa de argila branca - e novamente você que precisa dosar a quantidade, de acordo com o estado do cabelo, a argila ajuda a limpar a oleosidade além de sugar as tranqueiras, uma vez por semana.

---------------------------------
Dá trabalho?! Não vou mentir, dá... mas os resultados compensam e muito... o cabelo parece que volta a ser virgem, ganham brilho e sedosidade, só quem já passou pelo processo pra te contar... no fim seu cabelo e seu corpo vão agradecer por você ter parado de jogar quimica neles e a natureza também uma vez que cosméticos 100%  naturais e orgânicos não poluem ou geram resíduos.
Não tem uma regra fixa, cada um monta seu esquema de acordo com o que dá ou melhor se adaptou...
Espero que ajude no seu processo estas dicas...


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys