Páginas

06 dezembro, 2017

Cosméticos da marca Orgânica são de fato orgânicos?!

 Desde que mudei de SP, consigo acompanhar o que há de novo pelo shopping Tamboré em Barueri... e vou dizer que já faz 3 anos que estou engasgada com o quiosque que tem lá... porque tem muita leitora iniciando no mundo dos cosméticos orgânicos, 100% naturais, livres de química, que ainda não sabem identificar um greenwash - o  nome Orgânica, induz a consumidora ao erro, bem como falar que usa ativos vegetais. A bem da verdade, ela usa, mas é como a Natura, é classificada como cosmético natural somente na Anvisa, que permite o uso de uma porcentagem de ingredientes vegetais e o restante da fórmula com aditivos sintéticos.


Quer uma lista com os ingredientes proibidos em cosméticos orgânicos?! Clica aqui

print do site da marca



Então vamos identificar os componentes das fórmulas da Orgânica, para que as leitoras saibam o que estão sendo ditos a ela é greenwash - os produtos da marca não são certificados orgânico e muito menos tem fórmulas que condizem com a proposta dos cosméticos orgânicos e 100% naturais.

Pra facilitar minha vida, eu vou listar apenas os ingredientes que não deveriam estar em fórmulas que se dizem orgânicas e que são os que a gente aqui do lado verde da força abomina. 
A marca diz que não usa ingredientes artificiais, será mesmo?!



















foto: equipe Projeto Beleza saudável



Sabonete líquido chá branco e gengibre


Sodium laureth sulfate- pode causar dermatites e é altamente poluidor

CI19140 CI16255 CI42090
 - este sabonete tem cor azul céu, que só de olhar, a gente sabe que é sintético, o primeiro é bioacumulativo e potencialmente tóxico com score 3 no EWG,  o 2. tem score 2 no EWG, o 3. ten nota 2 no EWG mas é considerado corante químico, só aí já refuta a chamada da marca para o não uso de substâncias artificiais.

Fragrance - já sentiu o cheiro de chá branco?! É gostoso?! E o cheiro de gengibre que cheira a terra?! Esse produto tem um cheiro gostoso, que denuncia a fragância artificial. Fragância é altamente problemático porque pode denunciar mais de 5.000 sintéticos nocivos, tem score 8 no EWG


foto: equipe Projeto Beleza saudável



Sabonete em barra puro vegetal chá branco e gengibre


Quando você lê algo escrito puro vegetal, você tende a acreditar que aquilo é 100% vegetal ou seja, 100% natural.
No sabonete em barra, diferente do sabonete líquido, você não vê o inci name , a nomenclatura cientifica para o chá branco - camellia sinensis nem de gengibre Zingiber officinalis Roscoe extract.

Além disso a fragrância sintética sob o nome butylphenyl methylpropional, tem score 7 no EWG é bioacumulativo e pode desregular o sistema endócrino.

E por fim, o BHT, que foi banido em vários países de 1. mundo - com score 4 no EWG, pode causar irritação, é biocumulativo e disruptor endócrino.

foto: equipe Projeto Beleza saudável


Hidratante puro vegetal lavanda e baunilha


Mais uma vez, quando você lê algo escrito puro vegetal, já vem a idéia de ser 100% natural não é?!

Ciclometicone e dimethiconol são silicones.

Desta vez ele tem mesmo os ativos vegetais que são escritos no rótulo, como o extrato de framboesa e extrato de lavanda, mas não contém o inci da baunilha: VANILLA PLANIFOLIA FRUIT EXTRACT, o que nos leva a concluir que é fragrância artificial.

Essa cor lilás é impossivel fazer 100% natural porque o extrato da lavanda fica marrom rs...
CI19140 é químico e tem score 3 no EWG.

Triclosan seria o substituto dos parabenos que a marca diz não usar, de fato não usa, porém põe triclosan que é até pior do que parabenos em termos de toxicidade, tem score 7 no EWG. É um poluente ambiental tenso, ecotóxico, além de disruptor endócrino

E mais uma vez, o cheiro de lavanda com baunilha é fragrância sintética, ou seja é pura química, se tivesse óleo essencial, eu saberia identificar na fórmula, como também não tem o extrato da baunilha que sim, produz aroma, só dá pra concluir que é sintético. Tem score 8 no EWG.

Enfim, estes três produtos da Orgânica, já mostram que de fato ela não tem fórmulas de cosméticos orgânicos como se espera. Não tenho como fazer a triagem de todos os produtos, mas é só identificar esses ingredientes citados aqui que você consegue perceber claramente que sim, a marca usa ingredientes artificiais, ou seja sintéticos.

Se você quer saber quais outras marcas se utilizam do marketing verde mas de fato não são orgânicos, clica AQUI

Se você já comprou os produtos da marca achando que eram naturebas de verdade, compartilhe, assim seus amigos não vão comprar enganados. Se você gostou do post dá um like, assim consigo saber que você está apoiando nosso trabalho!

Se você quer comprar cosméticos 100% naturais e orgânicos de verdade - clica AQUI

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys